sábado, maio 27, 2006

O que é Semiótica?


Segundo Winfried Nöth, " a semiótica é a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura." A investigação semiótica abrange virtualmente todas as áreas do conhecimento envolvidas com as linguagens ou sistemas de significação, tais como a linguística (linguagem verbal), a matemática (linguagem dos números), a biologia (linguagem da vida), o direito (linguagem das leis), as artes (linguagem estética), etc. Para Lúcia Santaella, ela "é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possiveis".
Sua principal utilidade é possiblilitar a descrição e análise da dimensão representativa (estruturação sígnica) de objetos, processos ou fenômenos em categorias ou classes organizadas.
Teve início entre o final do século XIX e o ínicio do século XX. Os pricípios fundamentais foram estabelecidos
por dois cientistas: o americano Charles S. Peirce (abordagem filosófica) e o suiço Ferdinand de Saussure (abordagem linguística).
Podemos aplicar a Semiótica a diversos campos do conhecimento, dentre eles a Comunicação Social. Na Publicidade e no Cinema, por exemplo, é irrestrito e indispensável o papel da semiótica na análise dos símbolos propostos. Uma peça publicitária analisada através da perspectiva semiótica, revela conceitos que até então estavam obscuros, é como ler nas entre-linhas. Trata-se portanto de um conjunto que envolve a imagem e todas as suas formas de representação, o texto, o ambiente no qual estes símbolos estão inseridos, bem como o processo de criação utilizado e as experiências pessoais do emissor. Acoplando todos esses elementos teremos então a mensagem que juntamente com o papel desempenhado pelo receptor, nos oferece uma abordagem clara do significado da mesma.
Alguns estudos fazem uso da semiótica para compreender, por exemplo, quais critérios são utilizados pelos internautas para abrir determinada janela do seu navegador. Aborda-se também a questão de um mesmo objeto ter várias funções, dependendo do contexto em que está inserido.
Concluimos então que a semiótica nada mais é do que o estudo dos signos e seus significados e representações, e que está é utilizada para compreendermos as mensagens que nos são apresentadas, bem como tantas outras personificações. Através da semiótica podemos descrever e análisar as mais diversas formas de signos, sejam eles linguisticos, simbolicos...


Fontes: http://www.geocities.com/Eureka/8979/semiotic.htm
http://www.semiotic.com.br/conceito/semiotica.htm
http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html