sexta-feira, maio 26, 2006

Detalhes sobre o Padrão Europeu de Tv Digital

Inicialmente estarei fazendo uma abordagem mais completa apenas sobre o Padrão de Modulação Europeu de TV Digital, pois foi sobre este que basiei minha pesquisa.

O DVB ( Digital Video Broadcasting) foi adotado em cinquenta e sete países, alguns desses membros são: China, índia, Austrália, África do Sul e claro a União Europeia. O padrão europeu opera comercialmente no espectro de 6MhZ (frequencia usada no Brasil), em Taiwan e será estendido também às Filipinas.
Os novos aparelhos digitais virão com receptor de imagens da TV analógica, esse receptor vai representar 30% do custo do aparelho digital.
Se o Brasil adotar o padrão de TV Digial europeu, os fabricantes poderão exportar televisores e conversores de sinais para os países integrantes da União e Européia com alíquota zero de importação. Além disso, os europeus oferecem um reinvestimento de 100% de royalties do padrão DVB-T em pesquisas e desenvolvimento tecnológico nas universidades e industrias brasileiras, para construir aplicativos específicos para as necessidades do país. Também foi oferecida ao governo brasileiro participação no Fórum DVB, o Brasil participaria das decisões que determinam a evolução tecnológica do padrão europeu, além de um empréstimo de 400 milhões para pesquisa. Investimentos feitos por empresas que apóiam o padrão europeu no Brasil, poderiam gerar aproximadamente 9.000 empregos diretos e 23.000 indiretos nos próximos dez anos.
A Siemens, que mantém subsidiária no Brasil há cem anos, radicalizou o discurso em defesa do padrão de TV digital europeu. Ela é uma das seis indústrias européias que participam da "Coalizão DVB", movimento que faz lobby em favor do padrão europeu de TV digital. A escolha do sistema japonês equivaleria a um convite para que as indústrias que apostam na covergência dos meios se retirem lentamente do país. Segundo Cláudio Raupp, vice-presidente da Nokia, se o Brasil escolher o sistema japonês, não haverá mercado que justifique a produção de chips de celulares para atender a tal sistema. A escolha do padrão japonês vai criar não só uma reserva de mercado para os radiodifusores, mas também para os fabricantes japoneses. Só se justifica produzir no país se puder exportar, e com o padrão japonês não se terá para onde exportar, póis o Japão é o único país a dotar seu sistema até agora.

Obs: - Indústrias que apoiam o padrão europeu: Nokia, Philips e Siems.

- Mudança de padrão analógico para digital, levará aproximadamente 15 anos.

- Padrão europeu é mais democrático, permitirá espaço para canais comunitários.

- Set Top Boxes= Converssores de sinais que permitem assistir a programação digital numa TV analógica.