sexta-feira, maio 26, 2006

Padrões de Tv Digital

  • ATSC (Advanced Television Systems Committee)- Padrão Americano

Foi desenvolvido com o intuito de suportar transmissões de HTDV. Utiliza a modulação 8-VSB, ideal para recepção com antenas externas e em ambientes de pouco ruído impulsivo (Por exemplo, a interferência gerada por um liquidificador). A demanda por HDTV pela TV Aberta é uma resposta a perda de fatia de mercado para os canais veiculados a cabo. Adotado pelos EUA, Canadá e Coréia do Sul. O ATSC já opera com mais de 500 emissoras e possui cerca de 45% do mercado norte-americano.

  • DVB (Digital Vídeo Broadcasting)- Padrão Europeu

Para o desenvolvimento do padrão europeu foi definido que uma das maiores prioridades seria a recepção do sinal com antenas internas, que no padrão americano é de péssima qualidade. A solução encontrada foi a substituição da modulação 8-VSB pela modulação COFDM, que possuía uma maior robustez. Na Europa as escolhas feitas privilegiaram a multi-programação, através da transmissão de múltiplos canais SDTV a fim de comportar a demanda reprimida por mais emissoras. Além disso outro fator importante na escolha da multi-programação è a aparente falta de receptividade do mercado europeu aos aparelhos de telas grandes. Além dos países europeus, este padrão foi adotado pela Austrália e por Singapura.

  • ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting)- Padrão Japonês

O Japão, apesar de pesquisar soluções comerciais de HDTV desde a década de 60, teve o seu padrão homologado apenas em 1999. A demanda por recepção móvel foi uma das premissas para a criação de um padrão japonês de transmissão digital. O ISDB é uma derivação do padrão DVB europeu, utilizando inclusive a mesma modulação. As diferenças com relação ao DVB foram respostas à relativa fragilidade do padrão europeu no quesito recepção móvel.